Arquitetura de uma rede social
Em diversas oportunidades, sejam em ideias de clientes ou em features de algum projeto, sempre su...
Um estudo compartilhado pelo Nielsen Group recentemente mostra que utilizar o tal do menu “hamburger” no design do seu produto pode ter um impacto maior do que se imaginava nas métricas. O estudo foi feito em parceria com uma empresa especializada em testes de usabilidade, e incluiu 179 participantes que completaram tarefas em 6 sites diferentes, tanto em mobile quanto desktop.
Para quem não está familiarizado com o termo, “menu hamburger” é aquele que usa o ícone com as 3 listras (daí a semelhança com um hamburger) como a principal forma de acesso aos itens de navegação da interface. Ao clicar no ícone, o restante do menu é revelado.
Esse tipo de navegação tem causado bastante polêmica e discussão entre UX Designers — já que é uma solução que, apesar de prática do ponto de vista de design, não deixa 100% claro para o usuário o que vai acontecer quando ele clicar ali.
Abaixo algumas das conclusões do estudo:
Os testes foram feitos com 3 tipos de menu:
Como era de se esperar, o nível de engajamento com a navegação é bem maior quando os menus estão visíveis:
Espero que os números ajudem a justificar (ou não justificar) o uso de menu hamburger na sua próxima interface. Mais detalhes sobre o estudo aqui.
Texto originalmente público por Fabricio Teixeira
Em diversas oportunidades, sejam em ideias de clientes ou em features de algum projeto, sempre su...
Seleção de projetos Front-End desenvolvidos para agências durantes os anos de 2016 e 2017. Pla...