Definitivamente, o período de 2018/2019 trouxe um grande boom na demanda por aplicativos. Se há alguns anos, o mainstream do mercado digital passava por websites, lojas virtuais e até mesmo interações em redes sociais, hoje, o grande desejo de clientes, agências e profissionais que buscam lançar um produto digital está em desenvolver um aplicativo.Porém, é um desafio enorme para eu explicar – e para meus parceiros e clientes compreenderem – todos os requisitos e os porquês dos prazos e valores sobre o desenvolvimento que envolvem esse processo. Ele vai desde o entendimento do negócio, concepção do escopo à montagem do plano de desenvolvimento. Esse texto tem como objetivo explicar todas as etapas que envolvem esse processo e, dessa forma, fornecer um verdadeiro manual para o start perfeito de nosso próximo app!
Se você já tiver perguntado sobre o desenvolvimento de aplicativos com relação à criação de seu próprio aplicativo ou apenas planejá-lo, uma das perguntas mais importantes para as quais provavelmente deseja uma resposta é “quanto custa criar um aplicativo?”
De fato, o preço do desenvolvimento de aplicativos é muito importante, especialmente quando há tantas opções de orçamento para escolher. É preciso entender qual delas é razoável para você e porquê. Essa abundância de informações é esmagadora. Vou tentar esclarecer para você.
Fatores que determinam o custo de desenvolvimento de aplicativos
Não há uma resposta precisa para a pergunta quanto custa desenvolver um aplicativo?, Isso porque o preço depende de vários fatores. Esses fatores são apresentados na lista abaixo:
- Tipo de público-alvo escolhido;
- Localização do público-alvo (país);
- Complexidade de recursos (infraestrutura, como servidores e serviços de terceiros);
- A plataforma (ou plataformas) que você escolher (Android, iOS, WindowsMobile);
- Complexidade de design.
Esta lista requer algumas explicações, não é? Mais adiante, você encontrará detalhes sobre cada ponto.
Plataforma: iOS ou Android
Sua escolha de uma plataforma também influencia o custo do desenvolvimento de aplicativos. O principal fator que determina se você precisa criar um aplicativo para iOS ou Android é o público-alvo que deseja alcançar. As plataformas Android e iOS são diferentes em termos de participação de mercado, em variedade de dispositivos e versões do sistema operacional e em termos de sua implementação técnica. Essa observação é importante, porque, às vezes, o potencial cliente deseja ter o novo aplicativo em ambas as plataformas. É preciso, porém, analisar qual será a real demanda desse app.
Imagine um cenário fictício, em que o público-alvo corresponde a 80% de usuários Android. Aí, é preciso observar se vale a pena ter um custo quase 50% maior no desenvolvimento para ter a mesma versão do app para iOS para cobrir apenas 20% do público que usa iOS.
Na imagem abaixo vemos a proporção de uso de sistemas operacionais. Destaco o Brasil, que tem como principal sistema operacional o Android. Mas, olhando com uma visão geral, cada público-alvo terá suas peculiaridades:
Complexidade de design
O design do aplicativo influencia todo o processo de criação dele. Quanto mais complexo o design, mais cara se torna sua aplicação.
O design simples de aplicativos consiste, principalmente, em elementos padrões específicos da plataforma, que são muito fáceis de implementar e não demoram muito tempo.
Adicionar elementos personalizados e animações aumenta a complexidade do design e, portanto, o custo do design do aplicativo. Estamos falando de botões, ícones, banners, transições etc, coisas que irão constituir a interface do app.Muitas vezes, a etapa de análise de negócios é subestimada. Algumas pessoas não veem o valor que isso pode dar no processo de desenvolvimento. Na verdade, esse estágio é obrigatório, especialmente, se você quiser criar um aplicativo que seja fiel na sua ideia ou na ideia de seu cliente.
Abaixo, estão as principais atividades que um analista de negócios geralmente realiza durante sua análise:
- Identificar o problema;
- Identificar e definir o valor do projeto;
- Definir, entender e verificar o escopo de negócios;
- Analisar dados (mapa mental, análise de concorrentes etc);
- Produzir uma solução de negócios;
- Elicitação (criação do sistema) e gerenciamento de requisitos, desenvolvimento de documentação, testes, suporte;
- Produzir a melhor solução possível com base nas necessidades do mercado;
- Trabalhar em melhorias (gerenciamento de mudanças).
Funções essenciais vs. funções que seriam legais de ter
Às vezes, me deparo com clientes com uma expectativa muito boa sobre as funções que deveriam compor o aplicativo. Em outras, a maioria dessas funções são recursos não vitais para o negócio, apenas features que são quase “perfumaria” ou elementos que, se fossem retirados ou deixados para um update futuro, não impactariam no mais essencial: o negócio.
Essa priorização (e, às vezes, até mesmo corte de funções) não é por mero capricho. É importante determinar quais funções são essenciais e quais não são, pois isso pode reduzir os custos e prazos do desenvolvimento.
Na imagem abaixo, uma demonstração dessa priorização: em verde, funções que seriam legais ter, ou seja, não são essenciais, mas se estiverem presentes tornariam o app mais interessante. Em azul, as funções que precisam existir obrigatoriamente por fazerem parte das regras essenciais do negócio. Em vermelho, funções que não precisam existir, que não farão diferença alguma se estiverem ou não presentes, por não serem nem legais nem essenciais.
Usando um exemplo prático, imagine que agora o Uber permite que os passageiros postem uma selfie durante a viagem. É uma função que não faz qualquer ligação com o principal objetivo do app (viagens curtas) nem agrega qualquer vantagem para o passageiro (não fará a viagem dele melhor, mais fácil ou mais barata).Às vezes, a tarefa de limitar quais funções serão essenciais ou não é feita de uma maneira equivocada. Vamos imaginar, por exemplo, que o nosso cliente deseja o desenvolvimento de um carro. Então, pensar em um carro só com uma roda e depois só a carroceria, não faz nenhum sentido, já que se a ideia do desenvolvimento do carro for para transporte, todas as versões, mesmo com as funções mínimas, precisam cumprir isso. Então, o correto seria se perguntar: “qual seria o mínimo de funções ou recursos possíveis para desenvolvermos um produto que permita esse transporte?” Logo, um skate consegue cumprir esse papel, mas é o suficiente? Provavelmente não. Faz-se necessário, portanto, incrementar as funções para termos um produto melhor e assim por diante, pensando sempre no essencial.
Na imagem abaixo, podemos observar isso, já que priorizando funcionalidades erradas, que não cumprem plenamente o objetivo, levará mais versões até que o cliente esteja satisfeito. Em contrapartida, priorizando as funcionalidades principais, podemos obter de forma mais ágil o objetivo principal:Sempre levamos em consideração também o tamanho do aplicativo para determinar prazos e valores, porque após essa analise sobre as funções que serão essenciais ou não, podemos definir se o aplicativo é básico, médio ou avançado:
Programação e recursos do aplicativo (prazos e valores)
A etapa que mais irá gerar custos e impactar o prazo será a programação do projeto. É aqui que o comercial de uma agência ou os gerentes de projetos terão mais dificuldade em entender o que é possível fazer e o que não é. Ou ainda o que cada recurso tem de custo.
Na tabela abaixo, eu mostro a maioria dos recursos ou funcionalidade disponíveis, uma pequena descrição e uma estimativa de valores. Vale lembrar que tudo é uma estimativa, já que o objetivo aqui é apenas iluminar o caminho e não dar uma fórmula fechada. Até porque estamos falando de um aplicativo, que é um projeto que precisa ter qualidade e primor técnico e não de fritar um pastel.
Recurso/Função | Descrição | Comentários | Prazo | Custo médio |
---|---|---|---|---|
Wireframe | Criação do esqueleto das telas e mapa de navegação | Um rascunho sobre as como serão as telas do app | 7 dias | ~R$ 500 |
Design das telas | Criação do layout (UI) de todas as telas do app | Inserção da identidade visual da marca, criação dos elementos visuais | 25 dias | ~R$ 4000 |
Registro / Login | Identificação ou cadastro do usuário através de e-mail e senha | Resete de senhas inclusos | 8 horas | ~R$ 250 |
Validação via e-mail | Confirmação do cadastro através de e-mail | O usuário recebe um e-mail com um link para ativar o cadastro | 2 horas | ~R$ 200 |
Validação via SMS | Identificação ou cadastro do usuário através de e-mail e senha | O usuário recebe um SMS com um código para validar o cadastro | 3 horas | ~R$ 400 |
Validação via Token | Identificação ou cadastro do usuário através de um token de acesso | Semelhante aos tokens de apps bancários | 9 horas | ~R$ 950 |
Pagamentos | Os usuários podem fazer pagamentos com cartão de crédito (Braintree) | Os usuários podem adicionar / remover um cartão de crédito (lista de cartões) para seu perfil e pagar com eles | 40 horas | ~R$ 1500 |
Compras dentro do aplicativo | Os usuários podem fazer compras básicas no aplicativo | Vendas In-App (por exemplo, desbloquear um recurso) | 40 horas | ~R$ 2000 |
Pesquisar | Os usuários podem procurar por um tipo de conteúdo por um critério | Por exemplo, procurar um determinado texto ou produto | 5 horas | ~R$ 400 |
Perfil de usuário | Como usuário, posso gerenciar o perfil (básico) | Informações pessoais (campos de texto, aniversário, sexo, etc) | 16 horas | ~R$ 500 |
Bate-papo | Os usuários podem conversar entre si | Conversas entre os usuários públicas ou privadas | 30 horas | ~R$ 1500 |
Chat | Conversa entre um usuário e o suporte/admin do app | Conversas privadas para vendas, suporte etc | 15 horas | ~R$ 1000 |
Rede social | Interações entre os usuários | Incluindo fotos, vídeos, troca de comentários, mensagens etc | 160 horas | ~R$ 4500 |
Fórum | Integrações entre os usuários para troca de dúvidas | Tópicos, perguntas e respostas, etc | 100 horas | ~R$ 3000 |
Formulários de contato ou orçamento |
Formulários para envo de mensagens para o admin/suporte do app | Por exemplo formulário de contato, orçamento ou qualquer tipo de serviço | 2 horas | ~R$ 300 |
Bots | Chat automático entre usuário e inteligência artificial | Ao invés de precisar de um analista de suporte ou atendimento para responder um usuário, um bot responde as mensagens do mesmo | 90 horas | ~R$ 3000 |
Classificados | Anuncios de produtos ou serviços entre os usuários | Categorias de produtos e serviços, páginas de anúncios etc | 70 horas | ~R$ 1500 |
Calendário | Exibição de calendário simples | ideal para servir apenas para consulta | 8 horas | ~R$ 350 |
Calendário avançado | Exibição de calendário avançado | Além da exibição, permite a seleção de datas, criação de eventos, etc | 30 horas | ~R$ 900 |
Denunciar abuso | Os usuários podem relatar um conteúdo (conteúdo ou outro usuário) | Lista com possíveis motivos de comunicação | 3 horas | ~R$ 300 |
Visualizador de PDF | Listar e exibir arquivos PDFs para visualização | Como por exemplo manuais de uso, revistas digitais etc | 3 horas | ~R$ 300 |
Upload de arquivos pelo app | O usuário pode fazer uploade de arquivos via app | Upload de imagens, fotos, vídeos, ou qualquer outro tipo de arquivos | 24 horas | ~R$ 1000 |
Notificações via push | Integração de um módulo de notificação de envio | Avisos ou notificações para o usuário | 10 horas | ~R$ 750 |
Analytics | Integração básica com analytics | Captura de comportamento dos usuários, média de acessos, e fluxo de navegação | 2 horas | ~R$ 250 |
CMS: controle do administrador | Painel adminsitrativo para controle de conteúdo | Ideal para apps que tenham conteúdo ou atualizações constantes de informações | 40 horas | ~R$ 2000 |
CMS: gerenciamento de usuários | Adicionar, editar ou remover outros usuários com acesso ao painel administrativo | Ideal para adicionar usuários com acesso somente a uma parte dos conteúdos | 16 horas | ~R$ 800 |
CMS: histórico | Todos as alterações feitas no painel administrativo ficam salvas em um histórico | Qualquer adesão ou edição de conteúdo fica salvo para consultas futuras | 16 horas | ~R$ 800 |
Uso do hardware do dispositivo (NFC, Bluetooth, barômetros, giroscópios, acelerômetros, sensores de freqüência cardíaca) |
Acesso ao hardware do dispositivo | Ideal para acesso a camêra, GPS, e outros recursos que o dispositivo possua | 24 horas para cada componente | ~R$ 1500 - ~R$ 3000 |
Geolocalização básica | Capturar a localização atual do usuário | Ideal para apenas saber onde o usuário está | 6 horas | ~R$ 450 |
Geolocalização avançada | Capturar a localização atual do usuário e com base nisso, pode liberar ou não funções, recursos ou produtos | Podemos também saber a diferença entre a distância entre dois usuários | 30 horas | ~R$ 2500 |
Integração com o Google Maps | Exibir o mapa do Google | Seja para mostrar onde o usuário está, ou criar uma rota. | 1 hora | ~R$ 250 |
Publicidades | Exibir anúncios no app | Sejam banners ADS, vídeos ou qualquer outro tipo de propaganda | 16 horas | ~R$ 900 |
Modo offline | Funcionalidades do app disponíveis sem a necessidade de uma conexão com a internet | Também disponível o recursos de "updates" que atualiza o conteúdo offline | 40 horas | ~R$ 1500 |
Encriptação de dados | Ocultar as informações ou textos de forma encriptada | Ideal para informações que precisam ficar restritas ou secretas | 40 horas | ~R$ 1800 |
Streaming de vídeo / áudio | Exibição de conteúdo multimídia que estejam salvas no servidor | Ideal para divulgação de vídeos, imagens ou mesmo vídeos do YouTube ou Vimeo | 16 horas | ~R$ 1500 |
- Orçamento do projeto – impede o aumento orçamentário;
- Escopo do trabalho – garante que uma equipe esteja fazendo o trabalho certo na hora certa;
- Agenda – garante que a equipe conclua todas as tarefas no prazo;
- Qualidade – previne lançamentos ruins e define prioridades para correções de erros e melhorias;
- Recursos – assegura que um projeto tenha membros apropriados da equipe e que façam bem o seu trabalho;
- Riscos – para saber evitá-los ou estar pronto para corrigi-los, caso ocorram;
- Comunicação – garante que todos os membros do projeto se comuniquem entre si e que sua comunicação agregue valor ao projeto;
Resolução de problemas – garante que a equipe será capaz de resolver quaisquer problemas que possam ocorrer no processo do trabalho.Se a estimativa de valores assustou você, segue um comparativo sobre o custo de desenvolvimento dos principais apps do mercado, na ocasião do lançamento. Nesse comparativo, você irá perceber que mesmo um aplicativo avançado (no comparativo que estamos usando nesse texto), custará em média de 10 a 20% dos valores apresentados abaixo:Eu recebo muitas perguntas de clientes em potencial todos os dias. Entre elas, algumas são comuns, como “quanto custa desenvolver um aplicativo como o Uber” ou “quanto custa criar um aplicativo como o Instagram”.
Estas podem parecer perguntas simples para responder, mas realisticamente, elas não são. O custo médio para desenvolver um aplicativo como o Uber ou o Instagram depende da versão do aplicativo em questão. Lembre-se de que o Instagram nem sempre foi como é agora!
Garantia de qualidade
Se alguém lhe disser que pode criar um aplicativo sem bugs, essa pessoa está mentindo! Os bugs sempre irão existir, por isso, é importante termos boas rotinas e processos de testes e correções, não só durante o desenvolvimento, mas em atualizações futuras que venham a ser feitas/planejadas. Rotinas de testes vão garantir:
- Aumentar as chances de que o aplicativo que está sendo testado funcione corretamente em todas as circunstâncias;
- Aumentar as chances de o aplicativo que está sendo testado atender a todos os requisitos especificados;
- Fornecer informações atualizadas sobre o estado atual do aplicativo.
Como você pode ver, a garantia da qualidade aumenta a probabilidade de que seu aplicativo funcione como deveria, mas ninguém garante que seu desempenho será 100% perfeito. Um bom processo de teste (que deve estar sempre ativo), consiste nas seguintes etapas:
- Levantamento de requisitos;
- Teste, discussões e planejamento;
- Desenvolvimento de teste;
- Execução de teste;
- Relatório de resumo de teste.
Custo de lançamento do aplicativo
O lançamento de seu aplicativo no mercado começa com o envio para uma loja de aplicativos. Em comparação com as outras despesas, o custo do lançamento do aplicativo não é tão alto, mas é um ponto obrigatório na folha de custo total.
Para ter acesso às lojas, você precisa comprar uma conta de desenvolvedor para realizar os uploads e disponibiliza-los para download:
- A taxa da loja de aplicativos do Google Play é de US $ 35,00, paga uma única vez;
- A taxa da Apple Store é de US $ 99 e deve ser paga anualmente;
E vale lembrar que não é só fazer o upload dos apps nas páginas da lojas, é necessário cadastrar textos, screenshots do app e banners publicitários. Logo, será necessário acrescentar algum custo de design e redação publicitária para construção desse material.
O que é mais importante em um lançamento de aplicativo é que existem alguns aspectos técnicos que podem ser bastante desafiadores para pessoas que não sabem nada sobre o desenvolvimento de aplicativos. Se você é uma dessas pessoas, é melhor deixar a tarefa para profissionais: você fornece todas as informações necessárias e eles fazem o resto.
O lançamento do aplicativo pode levar diferentes quantidades de tempo, dependendo do escopo do trabalho a ser feito pela empresa. Além disso, a Apple pode dificultar esse processo, já que a empresa é conhecida por ser burocrática na hora de aprovar novos apps que sejam enviados para sua loja.
Quanto custa manter um aplicativo? Vamos falar sobre manutenção
A manutenção de aplicativos é o tipo de serviço que não pode ser ignorado em nenhum caso. Ela é necessária para seu aplicativo, mesmo que você não tenha novos recursos em seu plano – e é mais do que apenas adicionar funcionalidades.
A manutenção de aplicativos inclui:
- Atualizações para as versões mais recentes do sistema operacional;
- Atualização do aplicativo para as versões mais recentes de serviços de terceiros;
- Atualização do aplicativo para as novas tecnologias;
- Correção de bugs;
- Melhoria e otimização de código;
- Adição de novos recursos;
- Controle de estabilidade do aplicativo;
- Controle do desempenho de servidores;
- Aumento da escala (aumento do número de usuários).
Seu trabalho na aplicação e cooperação com sua equipe de desenvolvimento não é concluído depois que o aplicativo é desenvolvido. O desenvolvimento é um processo contínuo. Como se costuma dizer, sua vida nunca mais será a mesma se você quiser que seu aplicativo seja bem-sucedido.
Como regra geral, as empresas de desenvolvimento oferecem algumas opções quando se trata de custos de manutenção de aplicativos: trabalho em tempo integral (contínuo) e serviço sob demanda (on-demand). O modelo on-demand, geralmente, assume taxas por hora, enquanto a manutenção contínua pode ser feita por um custo fixo ou com base nas taxas por hora também.
Resumo
Lembre-se de que esse detalhamento do custo e do prazo de desenvolvimento do aplicativo não é final porque cada caso é diferente.
Fornecer uma estimativa não é questão de algumas horas, é um processo sério – pelo menos, se quisermos valorizar a transparência e o relacionamento honesto com nossos clientes.
Quanto mais uma equipe souber sobre seu aplicativo antes de começar a trabalhar nele, maiores as chances da estimativa de custo de desenvolvimento do aplicativo serem precisas.[vc_separator]
Esse texto foi revisado por Lígia Menezes da Mandala Conteúdos