Um refrão comum nas discussões sobre o futuro do celular é que “eventualmente, todos os aplicativos para celular serão aplicativos iOS ou Android”.
Mas muitos desses comentaristas têm interesse em ajudar os aplicativos móveis nativos a sobreviver.
Proclamações de um mundo de aplicativos para dispositivos móveis totalmente nativos ignoram o fato de que os navegadores e a Web estão se tornando rapidamente o sistema operacional móvel do futuro e os aplicativos nativos estão lentamente morrendo.
Aplicativos nativos são bons para algumas coisas, mas nem todas as coisas
Aplicativos nativos são, obviamente, ótimos em certas coisas. Eles são ótimos para tarefas de uso freqüente e pesado como comunicar com amigos, família e colegas – algo que fazemos várias vezes ao dia, todos os dias. Aplicativos como Snapchat, WhatsApp e Facebook Messenger precisam acessar câmeras, microfones e o sistema operacional diretamente. Portanto, faz sentido que esses aplicativos sejam aplicativos iOS e Android nativos.
Mas há realmente uma necessidade de qualquer outro tipo de aplicativo para ser instalado nativamente?
A web móvel, e navegadores de hoje, pode facilmente cuidar de quase tudo o que queremos realizar.
Não se esqueça, aplicativos móveis nativos foram uma correção de curto prazo para problemas de conectividade de curto prazo. Em um mundo 4G, “wifi-everywhere”, esses problemas desapareceram.
Passamos mais tempo em navegadores web móveis do que pensamos
Não são apenas as empresas que estão se afastando de aplicativos nativos – um americano médio por exemplo, agora baixa zero apps por mês . Isso tem pouco a ver conosco gastando tempo em telefones – comparar esta fadiga app com a quantidade de tempo que estamos gastando em navegadores.
Todos estão familiarizados com o Firefox, Chrome, Safari e Internet Explorer – navegadores “tradicionais” com barras de endereço, funcionalidade de pesquisa e botões para saltar para a frente e para trás. Mas eles não são os únicos navegadores que usamos todos os dias.
Estamos gastando quantidades crescentes de tempo dentro de aplicativos de mensagens e redes sociais, eles próprios são exemplo de web móvel.
Eles são realmente navegadores. E esses navegadores nos dão o contexto social e as conexões que desejamos, algo que os navegadores tradicionais não têm.
Por exemplo, o Facebook é o nosso navegador para a web social. Ele torna mais fácil para nós navegar e descobrir os amigos, empresas e conteúdo que temos mais probabilidade de desfrutar. Em vez de ter que “puxar” o conteúdo através de navegadores tradicionais, o Facebook “empurra” conteúdo para nós com base em nossos interesses e os de nossas redes de amigos. Nós também vimos uma série de mudanças estéticas, com vários novos recursos para ajudar o aplicativo do Facebook iOS aproximar um navegador real.
A folga, entretanto, é o nosso navegador para o trabalho. Facilita a descoberta de documentos, conversas e dados. No passado, tínhamos de procurar as informações que precisávamos de nossos colegas, e perderíamos informações que não sabíamos que precisávamos. Hoje, nossos colegas “empurram” documentos e atualizações para nós através de navegadores como Slack, tornando nossa vida de trabalho mais simples e mais integrada.
O WhatsApp é nosso navegador para redes de amigos próximos. Sejam 1: 1 ou em pequenos grupos, estamos alimentados por gotejamento de conteúdo personalizado para nós, a partir de nossas conexões mais próximas. Essas conexões “empurram” o conteúdo para navegar e consumir. Confiamos em suas recomendações – é a maneira mais pessoal de navegar na web.
Os aplicativos de mensagens acima são, naturalmente, aplicativos nativos. Mas criticamente eles contêm novas funções que substituem atividades anteriormente executadas em outros aplicativos nativos, ou em qualquer outro lugar para esse assunto.
Ao oferecer um conjunto vertiginoso de recursos graças a milhões de integrações inteligentes por desenvolvedores de software externos, há apenas muito pouca necessidade de deixar esses novos tipos de navegadores.
Na verdade, essas mensagens e navegadores sociais são tão bem sucedidos, tendemos a apenas três para descobrir, recuperar e consumir todo o conteúdo que nós anseiam. Não admira que o Facebook, Google e muitos outros estão colocando apostas maciças nesta área. Se você possui o navegador, você é o proprietário do público.
Na imagem abaixo, o tempo gasto pelos usuários em aplicativos, onde a maioria gasta mais tempo no aplicativo favorito, e quase nenhum tempo, nos outros aplicativos. Geralmente os favoritos são Facebook, Whatssapp e Instagram:
Bots, a nova maneira de navegar
O que é tão excitante sobre esses novos modelos de navegador é que muito ainda está em fluxo.
Os atalhos eram uma parte essencial dos sistemas operacionais desde a década de 1990, representados por ícones de desktop e menus de “início”. À medida que passávamos mais tempo em navegadores de desktop, confiávamos em novos e diferentes tipos de atalhos. Instalamos barras de ferramentas para acessar serviços como o MSN News, a Pesquisa do Google e o Yahoo! Mail. Nós criamos manualmente nosso próprio índice.
O que estamos vendo no celular é que os bots estão aparecendo como um novo tipo de marcador dinâmico para navegadores web móveis.
Em vez de entrar na barra de endereços, digitar um URL e esperar para receber o conteúdo sempre, os bots podem nos empurrar o conteúdo conforme necessário. Eles podem aprender o conteúdo com o qual estamos mais propensos a se envolver e nos servir conteúdo mais relevante ao longo do tempo. Eles fazem uma curadoria de conteúdo para nós.
Ao longo do tempo, os bots são uma maneira para nós para marcar nossos interesses e nossos comportamentos. O conteúdo recuperado para nós é acionável. Podemos reservar coisas e comprar coisas. Podemos ler coisas. O processo de curador é alimentado por nossas redes de amigo íntimo e inteligência artificial.
O que isso significa para os projetos de amanhã?
A web é e sempre será o sistema operacional móvel mais popular do mundo – não iOS ou Android. É importante que a próxima geração de empresas de software não se concentrem exclusivamente na construção de versões nativas de iOS ou Android de aplicativos da Web existentes.
Apenas certifique-se que os aplicativos web vão ser acessados e trabalhar bem na nova onda de navegadores móveis – mensageiros. Não desenvolva para iOS ou Android apenas para uma oportunidade de distribuição imaginária.
Distribuição existe onde as pessoas passam a maior parte do seu tempo hoje – social e aplicações de mensagens, o novo navegador móvel para um mundo web ou bot habilitado.
Texto original: Hugh Durkin