Relação entre a lenda folclórica europeia e os símbolos representados nos Arcanos maiores.
Quando eis! quando chegaram encosta da montanha,
Um portal maravilhoso se abriu,
como se de uma caverna de repente estava oca;
E o Flautista avançou e as crianças acompanhadas,
E quando todos até o último entraram,
a porta na encosta da montanha rápido se fechou.
Robert Browning, O Flautista de Hamelin: História de uma criança
Muitos estão familiarizados com a história do Flautista de Hamelin. Poucos percebem no entanto, que a história é baseada em fatos reais, que evoluíram ao longo dos anos em um conto de fadas feito para assustar as crianças.
Para aqueles não familiarizados com o conto, ele é definido em 1284 na cidade de Hamelin, Baixa Saxónia, Alemanha. Esta cidade estava enfrentando uma infestação de ratos, e um flautista viajante, vestido com um casaco de muitos pano colorido, brilhante, apareceu. Este flautista prometeu se livrar dos ratos, em troca de um pagamento, a que os habitantes da cidade se comprometeram a pagar. Embora o flautista se livrasse dos ratos, levando-os para longe com a sua música, o povo de Hamelin renegou sua promessa. O flautista furioso, jurando vingança, no dia 26 de julho desse mesmo ano, o flautista retornou e levou os filhos dos habitantes da cidade para longe, para nunca mais serem vistos novamente, assim como fez com os ratos. No entanto, um ou três filhos foram deixados para trás, dependendo de qual versão está sendo contada. Uma dessas crianças era coxo, e não poderia manter-se, outra era surdo e não podia ouvir a música, enquanto o terceiro era cego e não conseguia ver onde estavam indo.
No vídeo abaixo, uma retratação de Walt Disney sobre a fábula, mostro os arcanos maiores quando a representação demonstra um arquétipo especifico:
Abordagem na Psicologia:
É possível ainda fazermos uma abordagem psicológica sobre a questão, onde a cidade de Hamelin seria uma pessoa, os ratos os problemas ou angustias dessa pessoa. O Flautista é o escape a solução desse problema, muitas vezes uma mudança de postura, promessa, ou até mesmo uma saída proveniente da fé. Após a consciência do indivíduo (o prefeito) perceber que os ratos foram embora (os problemas e angustias), a pessoa renega as promessas e mudanças de postura que fez, e com isso, perde o auxilio que recebeu no começo, e como consequência coloca o futuro em risco (as crianças partindo da cidade);
Os ratos além de problemas e angustias podem também tem um simbolo de segredos, “aquilo que o individuo quer esconder” seja por medo ou por vergonha. Vemos situações semelhantes na mitologia:
Conta-se, por exemplo, a história do grande Minos, rei da ilha-império de Creta no período de sua supremacia comercial: diz-se que ele contratou o celebrado artista-artesão Dédalo para conceber e construir um labirinto, no qual esconderia algo de que o palácio tinha vergonha e, ao mesmo tempo, medo. A invenção foi tão engenhosa, que o próprio Dédalo, ao terminá-la, só encontrou o caminho para a saída a duras penas.
REFERÊNCIAS
Jung e o Tarô: uma jornada arquetípica (Sallie Nichols e Laurens Van Der);
Psicologia do Inconsciente (Carl Gustav Jung);