Guia prático para desenvolvimento e uso de Landing Pages
Uma das primeiras ideias quando uma marca ou serviço quer lançar um novo produto digital ou pla...
Entre os dias 22, 23 e 24 de Outubro de 2021, tive a oportunidade de participar do Hackathon CPTM 2021: Smart Stations for Smart Cities, e minha equipe conseguiu o 3º lugar com o aplicativo Atenas, uma solução que busca integrar o comercio nos entornos das estações da CPTM com os passageiros (Marketing hiperlocal) através de um app, que também serve como um guia para melhorar a viagem através de roteiros, alertas e informações gerais sobre a infraestrutura da CPTM.
Marketing hiperlocal, já ouviram falar? O marketing hiperlocal é o processo de segmentação de clientes em potencial em uma área altamente específica e geograficamente restrita. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), ao longo de suas 07 linhas e 95 estações, atende cerca de 3 milhões de passageiros todos os dias, o equivalente a 25% dos habitantes de São Paulo. Porém os mais de 500 estabelecimentos comerciais localizados nas estações não são frequentados na mesma escala. A chance de vender para milhões de pessoas diariamente é perdida simplesmente devido à falta de fomento do marketing hiperlocal. O comerciante sai perdendo… e a CPTM também; afinal, a oportunidade de receita acessória é tangível e eu vou te mostrar como.
Como a CPTM pode transformar este problema em receita acessória e avançar na transição para Smart Stations?
Em homenagem à Carta de Atenas, documento de 1933 que preconizou o modernismo, a equipe 11 apresenta a solução Atenas: um web aplicativo que usa geomarketing, que consiste na estratégia de marketing que engloba a inteligência sobre localização para otimizar campanhas e alcançar o consumidor no local certo e na hora certa, afinal de contas temos por dia dentro das 95 estações um público que é maior que a maioria das cidades brasileiras. a CPTM já tem a estrutura de comportar as lojas existentes e poderá ampliar o recurso arrecadado com o marketing hyperlocal.
A solução apresentada usa o recurso do GPS, presente nos celulares para aumentar o recurso da CPTM com pouco investimento infraestrutural, afinal de contas os parceiros comerciais da companhia serão responsáveis por gerar o conteúdo de promoções, e o recurso atual que está concentrado na locação do espaço irá ser ampliado. Num segundo momento o APP irá favorecer os comércios do entorno que também pagarão por divulgação. A CPTM atualmente oferece o espaço e o uso com restrições do wifi, com o APP, irá oferecer o espaço virtual de divulgação tendo condições de melhorar a infraestrutura de uso do wifi, que por consequência tornará a experiência do usuário em algo excepcional.
O app ATENAS é o início da engrenagem do ciclo virtuoso, baixo investimento que gera lucro, que favorece a ampliação da infraestrutura de sensores de geolocalização ampliando a satisfação do usuário, pelo motivo de fomentar seus parceiros locais, que solicitarão mais espaço de investimento virtual de divulgação e empresas do entorno entenderá que investir em marketing irá favorecer no aumento do cliente, e a CPTM aumentará o processo de comunicação com seus usuários. A empresa sob trilhos tem em suas mãos uma solução escalável para o mundo, pois poderá oferecer a plataforma para outras companhias sob trilhos.
Hoje, geomarketing consiste em qualquer estratégia de marketing que englobe inteligência sobre localização para otimizar campanhas e alcançar o consumidor no local certo e na hora certa.
Agradecimento espcial para Aldiran, Alex, Débora, Luana e Victor, membros da equipe 11, o sucesso desse projeto se deu graças ao empenho de todos vocês, foi uma honra.
Uma das primeiras ideias quando uma marca ou serviço quer lançar um novo produto digital ou pla...
1º Lugar no Hackathon Globo 2018 Entre os dias 28 e 29 de Abril, participei no Rio de Janeiro, d...
Durante o primeiro trimestre de 2019, resolvi fazer alguns estudos sobre UX e design de produto p...