O Espirito em Ação, a Força Radical: Agir, Pensar, Sentir e Criar
Depois de escrever sobre todos os Arcanos Maiores, vamos iniciar a jornada pelos Arcanos Menores. Os primeiros em ordem de aparecimento são os quatro Ases, representando o Espirito em ação, unindo os quatro níveis de cada elemento e respondendo ao Domínio das Letras do Nome na Kether de cada um. Eles representam a Força Radical. Diz-se que os Quatro Ases situados no Pólo Norte do Universo, onde giram, governando sua rotação e servindo como um elo entre Yetzirah e o Plano Material do Universo.
Todos os ases falam sobre o princípio de algo. São pontos de partida e forças iniciais. São os impulsos primordiais que nos levam a agir na esfera de algum determinado elemento. Os ases são realizadores, pois representam a energia espiritual em forma bruta, que nos leva a agir/pensar/sentir/criar .
Ases são a “Mão de Deus”, o “empurrão cósmico” para se chegar onde precisa. Todos ases confirmam, enfatizam, estabelecem e criam todas as condições possíveis para que a vida aconteça. Sedimentam nossos anseios e possibilitam resultados. Afirmam eventos e confirmam sucesso. A palavra “ás” provém do latim, as, assis, que era o nome da unidade monetária dos romanos. Desde então passou aos jogos — através do ponto nos dados — como nome para o número um. (A expressão “ser um ás” equivale a ser o número um, ou seja, o primeiro, o melhor em alguma atividade).
Ás de Ouros (Pentaculos):
A moeda é na verdade um Pentagrama — símbolo mágico da Terra — seguro acima de um jardim de lírios floridos. A mão flutua no ar, sugerindo ser algo que permite a fruição da matéria e não a matéria propriamente dita.
Condições materiais disponíveis; segurança no que se quer fazer; vontade de realizar objetivos práticos; oportunidades práticas; O Ás de Ouros sugere que temos todas as condições e possibilidades materiais disponíveis para se construir algo. Temos segurança e vontade no que queremos fazer. Pode indicar oportunidades materiais, uma chance, dinheiro disponível, capacidade de fazer e projetar
Ás de Espadas:
Assim ela é descrita: a “Espada do Bem ou do Mal”, de “Grande força e poder diante das dificuldades. Ela é a justiça apoiando a Autoridade Divina e pode tornar-se a espada da Ira, da Punição e da Aflição.
Inteligência disponível; capacidade intelectual; força mental; intenção irreversível; novas idéias; O Ás de Espadas sugere que temos todas as condições intelectuais para resolver ou formular algo; disposição incansável para realizar um intento. Pode indicar o despertar dos poderes da mente, a formulação de um novo conceito; a ideia fixa em algo. O surgimento de novos conceitos sempre é algo turbulento, já que foi neste campo que já surgiram diversas guerras e revoluções — daí ser o naipe de Espadas considerado conflituoso. Nada é mais difícil e perigoso do que criar novos conceitos sobre conceitos já estabelecidos.
Ás de Copas:
Influência sobre o nível mental, está é uma forma maternal que tudo abrange, simbolizada pela água que, nas cartas derrama-se dinamicamente a partir de uma taça mas torna-se calma e estável na parte inferior. A Taça como a parfeição, as 26 gotas de água caindo da Taça tem significado, um número derivado pela Gematria. A Pomba aqui é um símbolo de Vênus como a Grande Mãe, sob a qual há um círculo e a cruz com braços de tamanhos iguais.
Capacidade de amar; a paixão por algo novo; impulso para se relacionar; sentimentos que transbordam.
O Ás de Copas sugere que temos todas as condições para amar e ser amados. Estamos prontos para o sentimento do amor. Geralmente aparece quando estamos prontos para nos relacionar amorosa e afetivamente, mesmo que “o outro(a)” ainda não tenha aparecido. Pode indicar também o surgimento de algo (não necessariamente um parceiro) que nos fará apaixonados: um trabalho; um hobby; uma filosofia;
Ás de Paus:
A carta apresenta um bastão vivo e com folhas, uma referência intencionalmente fálica, no simbolismo da Aurora Dourada segundo o qual o Ás de Paus é a fonte de tudo.
Capacidade de criar; idéias férteis; inspiração primordial O Ás de Paus sugere que estamos transbordando de criatividade, que nossa cabeça e nosso espírito estão formigando com idéias e inspiração. O Ás de Paus tem tudo que os outros ases tem (inteligência; capacidade prática; sentimentos) pois pertence ao elemento fogo (espírito), que abarca todos os outros. Sugere fertilidade e fecundidade em todos os níveis (mental / material / espiritual / sentimental);