O Jogo da Esperança que virou oráculo e outras referências
O Taro Lenormand, ou Petit Lenormand, ou como é mais conhecido no Brasil baralho cigano, é um baralho de Tarô com apenas 36 laminas (diferentes das 78 laminas do Taro tradicional ). Apesar de ser um baralho de Taro famoso, é bastante polemico entre usuários desse tipo de oráculo ou profissionais do assunto. Para alguns ele tem símbolos frágeis ou “menos profundos” do que as 78 laminas do baralho comum, mas para alguns é justamente por isso que esse baralho é útil, já que facilita o aprendizado ou compreensão de uma provável reflexão ou estudo.
Por ser um baralho recente (os mais antigos são do século XVIII), temos vários registros históricos sobre suas origens, mesmo assim, por muito tempo uma lenda sobre sua criação rondou o imaginário das pessoas e que só com um maior acesso a informação, pode ser desmentida.
A lenda do Taro Lenormand e Napoleão
Conta essa lenda que o famoso líder militar e politico Napoleão tinha uma ocultista particular que lhe dava conselhos e predições sobre o futuro. Essa ocultista era Marie Anne Lenormand, que usava o Tarô clássico de 78 laminas como oráculo. Porém Napoleão se sentia frustrado com algumas cartas de significado muito universais e pouco pratico, como por exemplo: “Deve atacar tal lugar?”, e então cartas como Julgamento, Louco, Lua etc, remetia a significados que não eram tão incisivos em um “sim” ou “não”.
Para corrigir isso, a madame Lenormand criou o seu próprio baralho de Tarô, com apenas 36 cartas e significados mais diretos e sem tanta profundidade para atender ao seu mais ilustre cliente.
Algumas outras lendas mais simples colocam Marie Anne Lenormand como uma poderosa cartomante que teria sido a mãe de todos os ciganos (por isso talvez o nome “baralho cigano”).
Mas hoje sabemos que as tentativas de associar o baralho de 36 laminas a Anne Lenormand era mais uma estratégia de “marketing” do que um fato verídico.
A verdadeira origem do baralho Lenormand
A origem real do baralho Lenormand infelizmente é menos mágica e mais comercial do que se imagina. Mas isso não diminui o impacto que esse baralho trouxe ao contexto dos baralhos de taro existentes no mundo hoje.
Recentemente, em meio à sua crescente popularidade, a pesquisadora americana Tali Goodwin divulgou os resultados de seu trabalho revelando que a primeira versão do baralho cigano, foi criada na Alemanha com o nome de “Das Spiel der Hoffnung” (Jogo da Esperança), em 1799, contrariando e derrubando as teorias vigentes que se fundamentam somente em especulações sem haver qualquer evidência histórica que as sustentem e que, mesmo assim, são espalhadas aos quatro ventos como fatos.
Seu criador foi Johann Kaspar Hechtel (1771–1799) que concebeu o baralho como um jogo de tabuleiro portátil para entretenimento das pessoas. Assim, o primeiro baralho cigano era um jogo de tabuleiro em forma de baralho como o ludo, o jogo da vida e afins.Hechtel foi um jovem homem de negócios, dono de uma fábrica de artefatos de bronze, em Nuremberg, além de escritor e criador de jogos de salão, entre os quais se inclui Das Spiel der Hoffnung, o jogo de cartas que se tornou o protótipo para o baralho de cartomancia Petit Lenormand. De acordo com seus biógrafos, Hechtel também contribuiu anonimamente em alguns tratados sobre física.Uma nota sobre ele foi publicada no livro “Humoristische Blätter für Kopf und Herz” (Bieling-1799) no ano de seu lançamento: Hechtel, J. K. — Das Spiel der Hoffnung, eine angenehme Gesellschaftsunterhaltung mit 36 neuen illumirten Figurenkarten, franz und deutsch (Le Jeu de l’Esperance, accompagné d’un nouveau jeu de cartes à figures) — Bieling, c. 1799). (O Jogo da Esperança, acompanhado de um novo jogo de 36 cartas ilustradas).Segundo esse livro a proposta do Jogo da Esperança era lúdica e pedagógica.Um exemplar do baralho encontra-se no Museu Britânico, em Londres e foi fotografado por Tali Tali Goodwin e reeditado sob supervisão do artista Ciro Marchetti, criador do Guilded Tarot, Legacy Tarot e Tarot of Dreams numa edição limitada de 250 exemplares.O livro “The New Lenormand”, da pesquisadora americana, tem o seu lançamento previsto para o primeiro semestre de 2013 e traz o resultado de suas pesquisas históricas sobre o baralho. Outra curiosidade é que uma das formas de jogar o “Jogo da Esperança” era fazendo pequenas previsões de forma lúdica, como parte do entretenimento oferecido pelo jogo. As regras dessa parte não foram traduzidas nem divulgadas e estarão no livro “The New Lenormand”.O baralho só passou a ser chamado “Petit Lenormand” (Pequeno Lenormand) numa reedição que aconteceu após a morte de Lenormand, na segunda metade do século XIX. Nesse momento, vários outros baralhos foram associados ao seu nome como estratégia de marketing.
O nome do jogo é dado pela forma como se ganha. Quem chegar primeiro na carta da âncora, nº 35, é o vencedor. A âncora é o símbolo da esperança e também traz esse significado no baralho divinatório. No percurso do jogo algumas cartas podem lhe prender, eliminar, fazer avançar, retroceder, etc.
As cartas do Baralho Lenormand
Versão Pixies Astounding Lenormand por Edmund Zebrowski & Pamela Colman Smith
Significado das Cartas:
1 — Cavaleiro. Você está sendo chamado a agir de forma correta e ousada. Abra-se para o novo e deixe seu espírito de liderança guiar seus passos (Cavaleiro). O momento possibilita a realização de um sonho, a concretização de um projeto ou uma união afetiva.
2 — Trevo. Você está sendo chamado a se conscientizar da importância de manter a confiança e de buscar a sabedoria interior para enfrentar as situações adversas da vida (Trevo), e, ao mesmo tempo, exercitar sua capacidade compartilhar: dar e receber, proteção, generosidade, bondade; prenuncia uma provável entrada de recursos.
3 — Navio. Você está sendo convidado a dar um novo rumo à sua vida; a explorar novos horizontes (Navio); felizmente você sobreviveu; o grande desafio terminou, apesar de tê-lo deixado sem energias, sentindo-se frustrado e sem esperanças.
4 — Casa. Você está sendo chamado a dar mais atenção à segurança material, à família e à relação afetiva tão necessária para que possa atuar no mundo (Casa), mas o fundamental é desenvolver a sua autoconfiança e autoestima; se você não se ama, torna-se difícil amar, servir e proteger aqueles que estão perto de você.
5 — Árvore. Você está sendo chamado a buscar o crescimento e a prosperidade pessoal, que dependem do equilíbrio correto dos aspectos materiais e espirituais de sua existência e de se guiar por princípios éticos e morais, aliados à avaliação criteriosa e racional das possibilidades e dos recursos disponíveis (Árvore), ao invés de permanecer iludido, esperando um milagre, fantasiando, ligado apenas à aparência e glamour das coisas ou pessoas.
6 — Nuvens. Você está sendo chamado a enfrentar incertezas, dúvidas e confusões de sentimentos diante dos desafios da vida (Nuvens), que podem ser solucionados na medida em que você deixar seu guerreiro interior agir, encarando as questões e usando toda a sua força de vontade.
7 — Serpente. Você está sendo chamado a defender seu espaço pessoal, seu território, e aprender que a falsidade, a inveja e as desarmonias que negativamente você projeta ou das quais é alvo (Serpente) resultam de sua falta de autoconfiança e autoestima, da insegurança ante os desafios da vida. Você só cresce quando adota um elevado padrão ético e moral e conscientiza-se do seu real valor e talentos.
8 — Caixão. Você está sendo chamado a entender que as grandes transformações, o fim de um estágio ou ciclo, as perdas de todo tipo (Caixão) constituem um teste para avaliar sua capacidade de autossuficiência, forçando-o a descobrir novas formas de canalização de seu potencial criativo que, no final, gerarão muito prazer e contentamento.
9 — Buquê. Você está sendo convidado a ampliar seu relacionamento social e entender que as relações harmoniosas, a generosidade e a cooperação entre as pessoas geram oportunidades para todos os envolvidos (Buquê); quando essas oportunidades são racionalmente percebidas e canalizadas, muito contribuem para o aperfeiçoamento tecnológico e o avanço da sociedade do qual você precisa participar.
10 — Foice. Você está sendo chamado a fazer cortes e aprender que todo processo de transformação e mudança exige ajustes para restabelecer o equilíbrio necessário (Foice), e, ao mesmo tempo, enfrentar o trabalho duro e rotineiro de forma saudável, sem esmorecer ou perder a alegria de viver
11 — Chicotes. Você está sendo chamado a confiar na sua força espiritual e intuição; a usar de sua autoridade para restabelecer a harmonia, principalmente no lar, quando surgem discórdias (Chicotes); e a buscar novas alternativas, quebrando rotinas com jovialidade e otimismo, de acordo com a lei
12 — Corujas. Você está sendo chamado a enfrentar a dor com sabedoria, humor e inteligência, sem se deixar dominar pelas emoções neste momento; compartilhe suas dificuldades com alguém: um amigo ou profissional da área (Corujas), pois só assim poderá encarar a difícil tarefa de tomar uma decisão adequada diante de um impasse.
13 — Criança. Você está sendo convidado a se livrar de todo tipo de prevenções e preconceitos, e passar a encarar a vida com alegria e otimismo, sempre aberto para o novo (Criança). Isso implica em manter a mente receptiva e flexível; desenvolver a sua capacidade de comunicação, através do estudo e da pesquisa.
14 — Raposa. Você está sendo chamado a entender a importância da flexibilidade e da sagacidade como qualidades essenciais à sua sobrevivência, e como o exercício dessas qualidades pode ajudar você a evitar sérios prejuízos e perdas (Raposa) principalmente neste momento, em que você é ainda forçado a enfrentar novos desafios, quando as dificuldades da vida já exauriram todas as suas energias.
15 — Urso. Você está sendo chamado a defender seu território e a aprender que a inveja, o ciúme, o despeito e todas essas energias negativas geradas pela busca desequilibrada do poder (Urso) encontrarão um campo propício para se instalar e expandir toda vez que você se deixar abater pelo desânimo e pelo excesso de preocupações ou de responsabilidades.
16 — Estrelas. Você está sendo chamado a entender que o êxito e a boa sorte dependem da canalização adequada de seu potencial criativo e do quanto você confia em seu brilho pessoal (Estrelas); se você está enfrentando uma crise, é sinal de que deve parar e meditar seriamente a fim de identificar o que gera neste momento esse sentimento de culpa que o bloqueia e, imediatamente, adotar medidas corretivas.
17 — Cegonhas. Você está sendo chamado a entender que as mudanças, as viagens e os imprevistos da vida, tais como morte, gravidez e a quebra de rotinas (Cegonhas), obrigam você a mergulhar fundo em seu ser, na busca das causas reais de sua existência, forçando-o a encarar seus medos, limitações e desejos ocultos, bem como sua capacidade de lidar com as questões de poder, controle e sexualidade em sua vida.
18 — Cão. Você está sendo chamado a aprender que a fidelidade, a compreensão, a dedicação e a amizade verdadeira, aliadas à capacidade de você estar sempre alerta e vigilante contra as investidas dos fatores externos desestruturantes (Cão), constitui uma base para você estabelecer relações afetivas ou comerciais harmoniosas e duradouras, sempre pautadas por um grande ideal.
19 — Torre. Você está sendo chamado a aprender a desenvolver sua capacidade de reflexão e análise para melhor equacionar os problemas da vida, provavelmente como este que você está enfrentando (Torre), para só então, depois da preparação necessária, partir para a luta, enfrentando os desafios com firmeza e dignidade.
20 — Jardim. Você está sendo chamado a defender seu espaço pessoal das invasões externas; a desenvolver a capacidade de cuidar e defender o seu domínio, e, ao mesmo tempo, a nutrir e proteger os que lhe são caros (Jardim) até mesmo, como neste momento, diante de situações adversas e opressivas, quando o medo impossibilita uma ação adequada e justa.
21 — Montanha. Você está sendo chamado a enfrentar, após criteriosa avaliação da situação, os desafios ou inimigos com equilíbrio, firmeza e perseverança (Montanha); para tanto, você deve aguardar o momento propício, quando as condições se mostrarem favoráveis e você se sentir seguro e confiante quanto ao resultado esperado
22 — Caminhos. Você está sendo chamado a usar seu livre-arbítrio: fazer escolhas, tomar decisões responsáveis e ser persistente (Caminhos), para que possa enfrentar a força instintiva que o incita à busca do prazer sem limites. Essa força, quando bem canalizada, gera a abundância e a prosperidade que você merece
23 — Ratos. Você está sendo chamado a examinar as suas rotinas diárias que geram um desgaste excessivo de energias, afetam sua saúde ou provocam danos e perdas (Ratos), resultantes da competição acirrada de todo tipo a que você está exposto, e que só pode ser enfrentada por um caráter, íntegro, forte e corajoso
24 — Coração. Você está sendo chamado a entender que a paixão, a entrega, as atitudes loucas e impensadas, bem como o carinho e a proteção que tanto você busca, seja em relação a uma pessoa ou uma causa (Coração), são apenas uma faceta, geralmente efêmera, do Amor Maior, altruísta e infinito, que governa o Universo. Ele exige entrega, doação e comprometimento, mas confere alegria e plenitude
25 — Anel. Você está sendo chamado a analisar a sua capacidade de se associar, de buscar criteriosamente a cooperação e o apoio de outras pessoas (Anel), quase sempre indispensável quando o entusiasmo e a paixão estão impelindo você a desenvolver novos projetos, a assumir um compromisso de noivado-casamento ou a embarcar numa aventura que poderá mudar radicalmente o rumo de sua vida
26 — Livro. Você está sendo chamado analisar a sua relação com os estudos, o esforço intelectual e a dedicação ao trabalho, que ampliam seus horizontes e possibilitam o seu crescimento (Livro), constituindo a única forma segura para você alcançar a paz, a harmonia, a segurança e a prosperidade
27 — Carta. Você está sendo chamado a estar atento a acontecimentos inesperados, revelações, convites; e a tomar conhecimento de novos aspectos ou fatos de uma dada questão ou situação que está sendo revelada (Carta) e que o obriga, neste momento, a agir com discrição, tato, diplomacia e até absoluto sigilo, a fim de evitar problemas maiores ou perdas irreparáveis
28 — Cavalheiro. Se o consulente for um homem: Está sendo convidado a se repensar como “Homem”: você está conseguindo harmonizar e equilibrar seu gênero biológico, masculino (Cavalheiro), com os aspectos emocionais e femininos no íntimo de seu ser;
Se for uma mulher: está sendo chamada a repensar seus conceitos a respeito dos homens; ou aceitar que o desafio que você enfrenta no momento depende da ação, apoio ou ajuda de um homem.
29 — Dama. Se o consulente for uma Mulher: Está sendo convidada a se repensar como “Mulher”: você está conseguindo harmonizar e equilibrar seu gênero biológico, feminino (Dama), com os aspectos racionais e masculinos no íntimo de seu ser;
Se for um Homem: Está sendo chamado a repensar seus conceitos a respeito das mulheres, ou admitir que o desafio que você enfrenta no momento depende da ação, apoio ou ajuda de uma mulher.
30 — Lírios. Você está sendo chamado a buscar o equilíbrio, a paz, a harmonia, ou uma nova perspectiva para a sua vida (Lírios), que só poderá ser alcançada quando você agir como um diplomata, racionalmente planejando e estabelecendo estratégias adequadas aos desafios que o momento está colocando em seu caminho
31 — Sol. Você está sendo chamado a reconquistar a vitalidade, a força, a autoconfiança, o otimismo, a consciência e a clareza de propósitos (Sol) como condição básica e necessária para concretizar a realização material, a riqueza e a prosperidade que tanto sonha
32 — Lua. Você está sendo chamado a focalizar os aspectos emocionais e cíclicos da vida; a refletir sobre a sua necessidade de reconhecimento e aprovação pública; a reconhecer e respeitar as suas reais necessidades interiores (Lua). Isto implica na necessidade de desistir, renunciar alguma coisa, pois a verdade dos fatos deve ser encarada e você precisa caminhar de mãos vazias em direção ao desconhecido
33 — Chave. Você está sendo chamado a aprender que o êxito, o crescimento e o sucesso dependem, única e exclusivamente, de seu empenho e dedicação em enfrentar e equacionar eficientemente os problemas que surgem em seu caminho (Chave); muitas vezes, para atingir sua meta, você é forçado a parar, retroceder e se submeter a um novo aprendizado ou reciclar-se
34 — Peixes. Você está sendo chamado a aprender que a riqueza, a abundância e a prosperidade dependem muito de sua disposição em estar atento e preparado para agarrar as oportunidades que surgem repentinamente em sua vida (Peixes). Para tanto, você precisa estar alerta e possuir metas claras e detalhadas, que traduzam adequadamente a sua ambição e necessidades de status e poder
35 — Âncora. Você está sendo chamado a compreender que a segurança e a estabilidade, material e emocional, resultam unicamente da fé; de um sistema de crenças, flexível e sem fanatismo, que possa orientá-lo e servir de apoio para levá-lo a vitória (Âncora). Isso é verdadeiro quando as situações pressionantes da vida, que geram toda sorte de medos, ansiedades, culpas e sofrimentos, tentam inibir sua capacidade de reagir e vencer
36 — Cruz. Você está sendo chamado a entender que as provações, os sofrimentos e as tristezas que surgem em seu caminho são testes para avaliar sua força espiritual, incitando-o a recordar que existe uma Força Maior sempre pronta a amparar (Cruz). Quando você está aberto e sintonizado a essa energia espiritual, a vitória está garantida e seu esforço sincero é recompensado e reconhecido por todos;
Atualização 25 de Dezembro de 2016
Praticamente com um mês passado desde que publiquei o texto, uma nova pesquisa feita pelo escritor Robert Place revelou baralhos de Taro mais antigos do que o Jogo da Esperança, e que pode indicar que na verdade, o Jogo da Esperança foi baseado no oráculo e não o contrário. Coloco abaixo o texto completo da publicação de Robert Place bem como o link da matéria original no final do texto na sessão de “fontes”. Como o texto foi traduzido do inglês, me perdoe por alguma palavra errada, ou concordância equivocada:
Vamos começar com Lenormand
Marie Anne Adelaide Le Normand (1772–1843) nasceu na Normandia, mas mudou-se para Paris em 1786. Ela também viveu na Bélgica e Londres por períodos curtos. Ela se tornou a fortuna mais famosa na Europa durante a era napoleônica. Le Normand usou uma variedade de métodos adivinhatórios, incluindo quiromancia, numerologia, scrying, necromancia, 33 bastões gregos, uma varinha mágica e um talismã especial. Ela também lia ovos brancos e borra de café. Para a cartomancia, usou um deck pequeno de 32 cartões franceses de Piquet e de um cartão alemão de 36 laminas. Além disso, ela se diz ter tido um admirador do ocultista francês Etteilla e pode ter usado o Tarot que ele projetou, The Grand Etteilla, bem como uma tradicional Tarot francês.
A fama de Le Normand reside no fato de que ela foi a autora de 14 livros mais vendidos, nos quais descreveu sua carreira e seus relacionamentos com seus famosos clientes. Seus clientes incluíam Marat, Robespierre, Czar Alexander, e mais famosa a Imperatriz Josephine. Le Normand é creditada com prever a ascensão e a queda de Napoleon. Muitas das declarações de Le Normand sobre sua vida e seus relacionamentos com a alta sociedade mostraram-se exageradas ou simplesmente falsas. No entanto, é verdade que ela era membro de uma sociedade secreta em Londres, chamada Membros de Mercurii.
Recentemente, a estudiosa sobre Tarot Mary Greer estava fazendo uma pesquisa nos arquivos do Museu Britânico, quando ela encontrou um baralho de cartas, acompanhados por um livro de 31 páginas que é um modelo anterior para o Petit Le Normand. O deck, cujo título completo é Les Amusements des Allemands, ou as diversões do Tribunal de Viena, foi publicado na Inglaterra 1796. O livro afirma que estes cartões foram baseadas em um conjunto austro-alemã de cartas publicados em Viena em 1794. Os cartões consistem em gravuras sem cores com uma paisagem cheia de Cada cartão dominado pelo sujeito singular. Existem algumas linhas de texto na parte inferior de cada carta que se destinam a ser o significado divinatório, mas também oferecem conselhos morais. Existem apenas 32 cartas no baralho, como um Piquet deck, quatro menos que o Lenormand, eles são numerados de forma diferente, e algumas cartas, como o cartão de víboras, não se relacionam com quaisquer cartas do baralho Lenormand. A maioria das cartas, no entanto, pode ser facilmente combinada com cartões Lenormand. Abaixo está uma lista das cartas com imagens fornecidas pelo Museu Britânico. As imagens são usadas de acordo com as diretrizes do Museu Britânico e são protegidas por direitos autorais para curadores do Museu Britânico. Não podem ser utilizados para fins comerciais sem a sua permissão. Descobri que quase todas essas imagens e assuntos, bem como os encontrados no Lenormand, podem ser atribuídos a um baralho criado na Inglaterra duas décadas antes:
Crossroads / Fingerpost
Anel
Trevo
Âncora
Serpente
Carta
Caixão
Estrela
Cão
Lírio
Cruz
Nuvens
Dom
Lua
Montanha
Árvore I — Trabalho, dores, esforço longo (o segundo cartão da árvore parece um ajuste melhor com a árvore de Lenormand)
Criança
Mulher
Homem
Cavaleiro
Rato
Birchrod / Chicote
Rosa (refere-se ao Bouquet Lenormand)
Coração
Jardim
Pássaro / turtledove (relaciona-se aos pássaros de Lenormand)
Peixe
Leão (Mary Greer sente que isso se relaciona com o Urso do baralho Lenormand e eu concordo que há uma semelhança icônica na pose que é usada para o Urso nas cartas Lenormand)
Árvore II — o resultado de um trabalho e apoio (este parece ser um ajuste melhor para a Lenormand Arvore, que significa saúde)
Worms ou Vipers (“Insetos”) (não se relaciona com Lenormand)
Casa
Foice
Não há cartas relativas ao Lenormand Navio, Raposa, Ceifadeira, Torre, Cahve ou Livro(a menos que considere o livro que a criança segura no cartão Criança).
De acordo com o livro e o título, as diversões do Tribunal de Viena, (vulgarmente conhecido como o Cartões de café moído) foram projetados para correlacionar com a numerologia e adivinhação com borra de café.
Cartomancia
As primeiras cartas na Europa eram cartas de baralho islâmicas, conhecidas como o convés mameluco, com quatro ternos: moedas, copos, cimitarras e bastões de polo. Eles foram introduzidos em Espanha no século 14. Os espanhóis e italianos copiaram as cartas e criaram decks com os ternos: moedas, copos, espadas e bastões. Ambas as plataformas têm dez pips e três reis em cada palet, igualando 52 cartas (há variações com quatro reis e 56 cartas também com apenas nove pips por terno e 48 cartas). Os pavimentos se espalharam pela Europa e, embora a estrutura essencial permanecesse, os novos símbolos foram inventados na Suíça, Alemanha e França.
O convés de Hooper
A plataforma de oraculo mais velho que eu encontrei, o que parece ser o predecessor de todos os pavimentos Lenormand e outras plataformas de Oraculos baseados em cartas, incluindo The Burning Serpent Oracle, é de S. Hooper Cartas de Conversação, publicado na Inglaterra em 2 de Outubro de 1775. Cartões deste baralho pode ser encontrado em The Waddington Collection e na coleção do Museu Britânico e estão disponíveis on-line, mas com muito pouca informação fornecida. Nos poucos comentários sobre a plataforma que existem on-line, eles também são referidos como a Cartas de Tragédia e comédia, porque Tragédia e comédia está escrito na parte inferior do que pode ser o título da carta. O baralho consiste em 56 gravuras sem cores cada um com um retrato moralmente descritivo mas nenhum texto à exceção do título.
A razão pela qual eles foram chamados de cartões de conversação é que eles foram projetados para jogar um jogo em que o primeiro cartão escolhido se tornou o início de uma história. Cada jogador então pegou um cartão adicional e usou-o como inspiração para continuar o conto. Isto é algo como o jogo inventado por artistas surrealistas, chamado “The Exquisite Corpse”.
Alguns cartões Hooper são aplicáveis a mais de um Lenormand e às vezes dois cartões são aplicáveis a um Lenormand. As correlações são determinadas pelos significados tanto quanto pela imagem.
Hermes, o mensageiro — O Cavaleiro — Folly ou ociosidade . (O significado da loucura ou a ociosidade é, de fato, o oposto da velocidade mostrada pela Rider, que faz associá-los a extremos opostos do mesmo tema também a representação do tolo Montando um burro e limpando sua montagem é visualmente comparável ao Rider e era provável ter sido o primeiro cartão após o cartão de título.)
O trevo vermelho — The Clover — Courtship (que descreve um casal conversando sobre o vidro, que está mantendo com um significado do trevo)
O Voyage — The Ship — Equipage (uma carruagem com uma tripulação como um navio)
A casa na colina — a casa — casa de campo
A árvore flamejante — The Tree — Indústria (que descreve uma mulher na frente de uma árvore de regenerar-se a partir de um coto)
As nuvens — Nuvens — Jardim(Embora a carta Jardim também se refere ao Jardim Lenormand, o céu no cartão é dominado nuvens escuras e claras que são semelhantes aos das Nuvens-se refere a ambas as placas.)
A serpente ardente — The Snake — Flattery ou dolo (que descreve Eva ea serpente)
A árvore inoperante — The Coffin — Death mas também do médico (que é retratado entrar em uma loja do caixão)
O Bouquet — as flores ou Bouquet — Ninguém (segurando uma rosa em seus dentes)
A Scythe — A Scythe — Time (representado segurando uma foice e uma ampulheta-a ampulheta aparece com a foice na The Game of Hope cartão), mas também Plenty (representado segurando grão)
O Cat-’o-Sanbi — O Rod ou chicote — Escola (representando um mestre escola que prende a haste de vidoeiro na frente de um estudante de chorar), mas também Contemplação (em que o eremita prende um gato-’o-três-rabos )
A coruja e rato — os pássaros ou o Coruja — Arlequim ou jogador, corte, ou Amizade (todos os quais representam duas pessoas conversando, o que é o mesmo significado)
A menina e o menino — A Criança — Inocência (que descreve um menino com um cão)
A Raposa — Courage (que descreve um leão e um galo; o galo muitas vezes aparece com a raposa em Lenormand), mas também Traição (que é semelhante em significado)
The Bear — The Bear — Courage (Este cartão descreve um leão em vez de um urso como no Cartões Café Moído The Bear significa mãe, proteção e força e coragem é uma virtude relacionadas com a protecção e força.) Também Charity (que retrata uma mãe )
The Stars — The Star — Religião (que descreve uma mulher segurando uma luz como uma estrela)
A Stork — A Stork — Charity (que descreve uma mulher amamentando dois bebês como a cegonha no seu ninho)
O Hound — The Dog — Fidelity (que descreve um cão defendendo uma casa)
A Torre — Torre — Igreja (com a sua torre), mas também Palace (com homens olhando para baixo em uma torre de dentro de uma torre)
O Jardim — Jardim
The Mountain — The Mountain — Crime (uma montanha com uma forca em blocos dianteiros caminho de um ladrão)
The Path — O Ways — Equipage (que está em um caminho sinuoso, mas também Tragédia e comédia (que descreve Garrick entre tragédia e comédia sugerindo uma escolha)
O Rato — O Rato — Gratitude (que descreve um rato libertando um leão em uma rede), mas também arruinar (que está mais perto de significado), bem como Fidelity (que retrata um assaltante tentando subornar o cão com uma salsicha)
O Coração — Coração
O anel de ouro — The Ring — Hymen ou Casamento (que descreve um casal antes do deus do casamento)
O livro da vida — o livro — Religião (a mulher representada segurando um grande livro), mas também escolares (representando meninos com livros)
A Carta — Direito ou Segurança (que descreve dois advogados com um contrato), mas também Courtship (embora a comunicação descrita é verbal, o significado é similar)
O Homem — Cavalheiro
A Mulher — A Senhora
Os lírios — o lírio — Insensatez ou Ociosidade (com lírios que crescem na frente de seu jumento)
O Sol — The Sun — Fortune (que prediz o sucesso como o Sol)
The Moon — The Moon — Honra (que descreve um general vitorioso que é semelhante em significado)
The Key — A chave — Lei ou de segurança (os advogados têm uma caixa forte bloqueado)
O salto dos peixes — os peixes — Liberality (a mulher que está dando dinheiro para os pobres, que é semelhante em significado)
A Âncora — Esperança
A Cruz Rusty — a Cruz — Contemplação (com um eremita contemplando uma cruz)
Osiris e Isis estes não correspondem a Lenormand, mas não correspondem a vários cartões de Hooper incluindo Fortune, Prudence, Religião , Cupido ou Amor e Justiça (que retratam seres divinos e representam maiores influências espirituais)
Partes do texto foram escritas por Alexsander Lepletier
Fontes:
Dados biográficos de Johann Kaspar Hechtel (1771–1799), autor de O Jogo da Esperança: http://en.wikipedia.org/wiki/Johann_Kaspar_Hechtel
Bibliografia (1799) da obra de Hechtel: www.books.google.de/books/Spiel_der_Hoffnung
As Regras do Jogo da Esperança, traduzidas do alemão para o inglês por Stephen Marie Es‐Tragon: www.tarotprofessionals.com/lenormand/GameofHope.pdf
Histórico das publicações do Baralho Lenormand a partir do antecessor O Jogo da Esperançade Johann Kaspar Hechtel: www.forum.tarothistory.com/viewtopic.php?f=11&t=844
The original Lenormand deck. Reproduções das cartas e outros detalhes sobre O Jogo da Esperança restaurado por Ciro Marchetti: www.divinewhispers.net
Outras informações em www.mycuriouscabinet.wordpress.com sobre O Jogo da Esperança restaurado por Ciro Marchetti: The Game of Hope — The Original Lenormand
Tali Goodwin e seu livro The New Lenormand: www.tarotprofessionals.com/newlenormandO Baralho Alemão com 32 cartas: www.bateleur.kit.net/alemao/baralhoalemao.htm
Helen's Lenormand dictionary, blog em inglês com um resumo dos significados de cada carta: www.lenormanddictionary.blogspot.com.br/p/helens-lenormand-dictionary.html
Indica o “original prototype for the Lenormand deck, Das Spiel der Hoffnung by J. K. Hechtel: www.lenormanddictionary.blogspot.com.br/p/meet-johann-kaspar-hechtel.html
Atualização em 25 de Dezembro:
Uma história das cartas oráculos e a Serpente Ardente por Robert Place: https://robertmplacetarot.com/2015/10/25/a-history-of-oracle-cards/
O Livro de Thoth — Tarô de Etteilla: http://www.clubedotaro.com.br/site/h2319_Thoth_Etteilla.asp