Uma figura feminina, enfeitada com flores, e coroada com o símbolo do infinito, segura nas mãos a juba de um leão, cuja boca ela está para fechar ou para abrir. A mulher veste o branco da pureza e da pura força espiritual, ao passo que o leão é vermelho, o que indica paixão e energia emocional. O poder exercido pela mulher sobre o animal é evidentemente de caráter espiritual e não de força bruta, e o seu domínio sobre ele parece ser tranqüilo. A eternidade concede a ela uma força que não é deste mundo.
SIGNIFICADO DIVINATÓRIO
Força. Coragem. Força moral. Convicção. Energia. Determinação. Resolução. Resistência. Ação. Percepção das tentações e das capacidades físicas e mentais para superá-las. Confiança. habilidade inata. Zelo. Fervor. Força física. A matéria dominando a mente e, alternativamente, a mente dominando a matéria, dependendo das circunstâncias. Realização. À custa de consideráveis perigos, a pessoa consegue o que quer. Forças ocultas em atividade estão sendo desafiadas. Heroísmo. Força para resistir, a despeito de todos os obstáculos. Esforços incansáveis. Triunfo do amor sobre o ódio. Libertação.
SIGNIFICADO CABALÍSTICO
- Décimo Nono Caminho — De Geburah a Chesed
- O Caminho de Teth — A Força
- A Oitava Carta
- Cor do Caminho — Amarelo-esverdeado
- Som relacionado — Mí natural
- Signo — Leão (Fogo Fixo)
- Significado — Cobra
- Letra Simples — Sabor
- Título Esotérico — A Filha da Espada Flamejante
- Letra hebraica — Teth
O Décimo Nono Caminho é a Inteligência de todas as atividades e seres espirituais, sendo assim chamado por causa da abundância difundida por ele a partir da mais elevada bênção e da mais sublime glória.
Para o Caminho d’A Força são atribuídos a letra hebraica Teth e o mais poderoso signo do Zodíaco, Leão. Teth segnificacobra, e a permutabilidade entre o simbolismo do leão e da cobra é importante para o significado desta carta. Como os símbolos se alternam, nós compreendemos que as realidades que eles representam também podem ser permutadas. O Espírito Unitário assume qualquer forma que ele queira, o que é uma importante lição deste Caminho. A idéia é claramente expressa no Zohar: “Os três princípios elementares da natureza são o fogo, o ar e a água. na verdade, eles são uma só função e uma só substância, podendo se transformar um no outro. O mesmo acontece com o Pensamento, a Fala e o Logos: eles são todos uma única e a mesma coisa.”
Idéia Fundamental
O equilíbrio ou a ligação da misericórdia com a severidade dá-se quando a besta interior é domada e o seu poder se volta a serviço das finalidades do espírito.
Lema: “Ó Leão, ó Serpente que destruís o destruidor, sede forte entre nós!” De uma Missa Gnóstica