Durante o primeiro trimestre de 2019, resolvi fazer alguns estudos sobre UX e design de produto para crescimento profissional. Foi então que recebi o “Weekly Product Design Exercise”: desafios semanais propostos por Artiom Dashinsky, para que designers de todo mundo possam testar suas habilidades para resolver problemas do dia a dia, seja em coisas comuns, ou em aplicativos famosos que usamos.
A ideia geral é aplicar tecnologia e Design de Produto para resolver um problema, e o dessa semana foi o sistema de cartões de tickets do Metro de Nova York:
The NYC metrocard system has remained unchanged for decades. The cost of the metrocard machine infrastructure, the lost time of waiting in line to buy a metrocard, touching a dirty machine to do it, the potential of losing the metrocard, and the ease of gaming the system by swiping your card for others has cost the city millions of dollars and leaves much to be desired from the user experience.
Design a new system that allows a daily user who uses the metro everyday or an-out-of-town visitor who will use the metro just once to get access to the metro, on time, without having a physical NYC metrocard on hand.
[TRADUÇÃO] O sistema de metrocard de NYC permaneceu inalterado por décadas. O custo da infraestrutura da máquina de metrocard, o tempo perdido de espera na fila para comprar um metrocard, tocar uma máquina suja para fazê-lo, o potencial de perder o metrocard e a facilidade de jogar o sistema passando o cartão para os outros custa a cidade milhões de dólares e deixa muito a desejar da experiência do usuário.
Projete um novo sistema que permita que um usuário diário use o metrô todos os dias ou visitantes que usem o metrô apenas uma vez para ter acesso ao metrô, no horário, sem ter um metrocard físico da NYC à mão.
Pensando nisso, projetei a UI e UX de um novo aplicativo para facilitar o uso do metrocard no Metro de Nova Iorque:A imagem abaixo mostra como é a máquina em que os cidadãos ou turistas de Nova Ioque precisam usar para comprar um metrocard físico:Com o aplicativo que pensei, bastaria apenas fazer o download do App, seja na GooglePlay ou na AppleStore, comprar créditos e começar a usar. Os “gates”, conhecidos aqui no Brasil por “bloqueios”, seriam adaptados para terem um QR Code que seria scanneado pelo smartphone do usuário, após a comunicação entre o gate, smartphone e a nuvem, o usuário tendo créditos, o acesso seria liberado:Outra demanda que todo sistema de transporte urbano possui, é a necessidade de avisar os usuários sobre obras ou horários especiais de funcionamento, que demandam além de uma poluição visual, que os usuários fiquem atentos aos cartazes colados pelas estações:Pensando nisso, uma das funções do novo app, é o recurso de notificações de avisos para ser um canal de comunicação mais eficiente entre a operação do metro e os usuários:Mesmo sendo uma solução útil, o aplicativo seria mais um das dezenas de apps que o usuário precisaria ter instalado no smartphone, então para cada novo app, o peso da utilidade dele precisa ser grande. Pensando nisso, o aplicativo também tem um recurso de mapa do metro, porém de forma mais interativa e fazendo um posicionamento em tempo real da posição em que o usuário se encontra no momento:E não menos importante, os usuários podem adicionar créditos ao metrocar diretamente pelo aplicativo, através de um cartão de crédito:Com essa solução temos:
- Um meio dos usuários poderem usar o metro de Nova Iorque de forma simples e rápida, através do aplicativo;
- Um meio de comprar tickets de forma rápida através de um cartão de crédito, sem filas e sem precisar tocar nas maquinas de recarga espalhadas pelas estações;
- Acompanhar de forma mais eficiente as comunicações que o metro e/ou outros meios de transportes públicos urbanos tenham que passar para os usuários, sem precisar de cartazes e reduzindo a poluição visual;
- Um meio de companhar de forma interativa o mapa do metro, bem como permitir que o usuário se localize e acompanhe o trajeto diário;
Fazendo esse exercício, percebi muitas similaridades com o sistema de trens e metro aqui de São Paulo e outras cidades do Brasil, seria um exercício e tanto pensar um design de produto para uma solução nacional. O que acham?